Dia Mundial de Combate à Aids na Roquette Pinto

Home TV EscolaDia Mundial de Combate à Aids na Roquette Pinto

Dia Mundial de Combate à Aids na Roquette Pinto

vida_positiva_intranet

TV Escola exibe, em 1º de dezembro, “Vida Positiva”, uma adaptação da série Geração Saúde 2.

Desde 1987, o dia 1º de dezembro é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a Roquette Pinto não poderia deixar de se envolver nesta causa: a TV Escola exibe, nesta data, o especial “Vida Positiva”, uma reedição baseada nos 15 episódios da segunda temporada da série “Geração Saúde”.

“Geração Saúde 2” foi produzida com o objetivo de “falar” ao público jovem, dando orientações de saúde e comportamento, a fim de levar este público a refletir sobre seus hábitos, cada um assumindo atitude mais responsável em relação a si mesmo e ao outro. Em “Vida Positiva”, especialmente, é a personagem principal, Rita, que dá o tom dessa conversa, mostrando de que forma ela escolheu encarar a vida, a partir do resultado de contaminação pelo vírus HIV.

A campanha de prevenção das DSTs e aids, promovida pelo Ministério da Saúde, combina ações de incentivo ao uso da camisinha, à testagem rápida e ao início de tratamento em caso de soropositividade. Neste ano, os materiais de divulgação usam a gíria “#partiu teste”, numa linguagem típica da faixa etária dos jovens, público-alvo principal da campanha.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2013, 35 milhões de pessoas conviviam com o vírus causador da aids no planeta. E segundo o Ministério da Saúde, desde o final dos anos 80, quando a doença começou a se popularizar, foram notificados cerca de 757 mil casos só no Brasil. Apesar de estabilizada no país, a taxa de detecção está em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes – o que representa cerca de 39 mil novos casos ao ano. A boa notícia é que o coeficiente de mortalidade, por aqui, caiu 13% nos últimos 10 anos: passou de 6,1 óbitos por 100 mil habitantes, em 2004, para 5,7 casos em 2013.

O programa “Vida Positiva” vai ao ar, nesta terça-feira (1º), às 11h, 17h e 22h, na TV Escola. Confira!

Roquette Pinto