Dia da Língua Portuguesa tem programação especial na TV Escola

Home Roquette PintoDia da Língua Portuguesa tem programação especial na TV Escola

Dia da Língua Portuguesa tem programação especial na TV Escola

Exibição da série Além-Mar em cinco episódios e entrevista com o Secretário de Estado das Comunidades Lusófonas

A semana que marca as comemorações do Dia da Língua Portuguesa, em 10 de junho, terá programação especial na TV Escola. Com a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro ministro Antonio Costa, uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, marcará as homenagens ao dia, que esse ano está centrado na cultura, nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e nos caminhos do nosso idioma. José Luiz Carneiro, secretário de estado das Comunidades Lusófonas dará uma entrevista exclusiva para a TV Escola sobre as dimensões da língua e da cultura portuguesa.

Em homenagem ao Dia da Língua Portuguesa, que marca o falecimento de Luis de Camões, um dos maiores poetas portugueses, e também o Dia de Portugal, a programação da TV Escola exibirá, no domingo, 11 de junho, às 22h, o primeiro episódio do documentário Além-Mar, produzido pela TV Escola e Múltipla Comunicação em 1999, e que retrata a cultura dos povos de língua portuguesa colonizados por Portugal. Em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Macau, Guiné-Bissau, Malaca, Goa, Timor Leste e Brasil há, além da língua, a união de sabor, música, dança, religião e cor; cada um adapta a isso suas próprias raízes e o resultado é a mistura de cultura que apresenta ao mundo unidade e diversidade.

Para o diretor geral adjunto da Roquette Pinto Comunicação Educativa, Luiz Geraldo Dolino, Além-Mar é uma produção que orgulha não apenas a TV Escola, mas o próprio meio televisivo. “Ao tratar com segurança histórica, beleza plástica e interesse dramático a saga do nosso idioma a partir do final da Idade Média, a série retoma a aventura dos desbravadores. Da Península Ibérica, passando pelo Brasil recém descoberto, atravessando a África (Cabo Verde, Angola e Moçambique) em direção à Índia (Goa) e chegando até à China (Macau), num paralelo com os Lusíadas, são demonstrados os feitos e conquistas da comunicação por meio de uma língua, a nossa língua, que subsiste heroicamente”.

O primeiro episódio da série Além-Mar mostra a vida dos povos que, unidos pelo idioma português, souberam aproveitar de maneira positiva essa mistura cultural. Na segunda, 12/6, o episódio intitulado “O que quer, o que pode essa língua?” mostra as adaptações da língua portuguesa aos idiomas nativos, criando novas palavras que são apresentadas por meio de sua gente e por depoimentos de jornalistas, cineastas e escritores.

Na terça, 13/6, a série Além-Mar apresenta a adaptação de religiões distintas que constroem novos rituais e convivem pacificamente com a língua portuguesa. Os ritos marítimos, o culto à Virgem Maria, o símbolo da cruz, as danças como forma de rezar e a importância do batuque nas escolas de samba unem diferentes povos. No Brasil, “o carnaval é uma invenção do diabo que Deus abençoou”.

No quarto episódio, destaque para a simbiose na arquitetura e suas variações para adaptação dos vários povos. O documentário apresenta o desejo europeu por especiarias e a descoberta de mistura de temperos criando novos sabores aceitos por todos. Somos todos mestiços e todo mundo é igual.

No último episódio, com exibição na quinta, 15/6, o eixo central fala da comunicação como troca de experiências culturais; a missão de quem fala a língua portuguesa; a música, o teatro, as telenovelas brasileiras e a conexão musical existente entre Brasil e Portugal são comprovadas por sua gente.

Roquette Pinto Comunicação Educativa em defesa da comunicação para educar e incluir

Com mais de 90 anos de existência, a organização social é referência internacional em conteúdo educativo de qualidade e acessível a todos os públicos. Além de ser gestora da TV Escola e TV INES, alcançando mais de 45 milhões de domicílios, a Roquette Pinto atua na preservação e difusão do patrimônio cultural do País.

ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa
Verônica Cobas – Assessora de Comunicação
veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – Analista de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto