Desafios, conhecimento e diversão na programação infantil da TV Escola

Home Sem categoriaDesafios, conhecimento e diversão na programação infantil da TV Escola

Desafios, conhecimento e diversão na programação infantil da TV Escola

Desenhos, animações, filmes de curta-metragem, produções educativas próprias ou licenciadas formam a grade de programação infantil da TV Escola. Com exibições diárias pela televisão e disponíveis permanentemente na web (tvescola.mec.gov.br), em streaming ou sob demanda pela videoteca, os programas e desenhos trazem o lúdico para o universo da educação, propondo desafios, conhecimento e diversão.

Os conteúdos são elaborados ou escolhidos por uma rede de profissionais: professores, pedagogos e especialistas em educação infantil e que dialogam com as diretrizes curriculares da educação básica e seus principais eixos de aperfeiçoamento.

Entre os destaques da programação infantil da TV Escola, duas séries produzidas no Brasil: Chico na Ilha dos Jurubebas, premiada no Festival comKids Prix Jeneusse Iberoamericano 2015, na categoria “Interativa/Site”, e as Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo. Em 13 episódios, a série Chico na Ilha dos Jurubebas, uma parceria da TV Escola com a produtora Cara de Cão, mescla atores e animação para falar de alfabetização. O ex-marinheiro Manu e seu neto Chico vivem aventuras fantásticas em mundo imaginário – a Ilha dos Jurubebas – onde chegam através de um portal construído pelo avô. A série conta também com uma plataforma online que inclui um game educativo desenvolvido pela equipe da TV Escola e disponível para download pelo site e aplicativos.

Seu Gonçalo, sua filha Vica, o Fado Madrinho, o cadeado Lock e as crianças Bel e WJr são os personagens principais da série Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo, uma produção da TV Escola. Seu Gonçalo, o dono de uma valiosa coleção de objetos antigos, desaparece misteriosamente em uma noite de tempestade. Vica, a filha do colecionador, em busca do pai, acaba sugada para dentro do baú de coleções. Lá descobre um mundo mágico e caótico, onde os objetos têm vida e são dominados por Lock, o cadeado que aprisionou Gonçalo. Agora, o Fado Madrinho de Vica deve resgatar sua protegida e precisará da ajuda de Bel e WJr para seguir na aventura. Eles deverão ser valentes, ter muito espírito de equipe e raciocínio matemático para cumprir a missão e encontrar uma passagem de volta para casa. Fabulosas Coleções do Seu Gonçalo também disponibiliza um game para download no portal da TV Escola e em aplicativos.

Primeira no mundo a ter como personagem principal uma criança com Síndrome de Down, a série Punky é outro destaque na programação infantil da TV Escola. Os desenhos mostram a rotina da menina de sete anos. A cada episódio, ela, a mãe, o irmão e a avó implicante aprendem conceitos e valores importantes para a infância. De forma divertida, Punky também ensina que a inclusão, o respeito e o amor são partes fundamentais para o desenvolvimento saudável de crianças, com e sem deficiência.

Animação selecionada ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil (PICI) de 2015, na mostra não competitiva Te Vi na TV, As Chaves de Mardum é uma produção da TV Escola e GW Paraná, com exibição na grade da programação infantil. Os episódios se passam no Reino de Mardum, que está em perigo pela ganância do vilão Rumpus, que quer tomar o trono do Rei Ghor e ficar com as Chaves Mágicas Musicais. Os irmãos Cacá e Nina precisam ajudar o comilão Anonimus a resgatar as Chaves Mágicas e salvar o reino.

O que são as coisas é uma série infantil em 3D, baseada originalmente no livro de Oscar Brenigier e Jacques Després, “Le livre des grand contraíres philosophiques”. Em 52 episódios, a série trata de questões filosóficas, mas na lógica de crianças em idade pré-escolar. Original, divertida, instigante, a série traz Hugo, um menino muito curioso, e seus amigos Felix e Lili, que fazem questionamentos como “o que é um amigo?”, “o que é amor?” e “ o que é medo?”. As três crianças falam também sobre o porquê de ir à escola, que além de ser um lugar em que eles podem aprender a ler e a escrever, pode ser um local de conhecer coisas legais. E também sobre a ideia de que é possível aprender em outros lugares e de formas diferentes também.

Outra série infantil que aborda a questão da diferença é Mimi e Lisa. Lisa é uma menina que muda para um novo bairro e descobre a vizinha Mimi, uma garotinha cega. Juntas, elas descobrem um mundo cheio de aventuras e fantasias enquanto se ajudam a reconhecer e aceitar suas diferentes percepções sobre o mundo.

A diversificada programação de animações infantis da TV Escola traz também Kiwi, uma série de animação bilíngue que auxilia o ensino e o aprendizado da língua inglesa. Em cada episódio, dois kiwis curiosos, personagens do desenho, aprendem a ler e a escrever em inglês as palavras do cotidiano.

Produção canadense licenciada pela TV Escola, a série infantil Moko mostra as aventuras de um menino que explora lugares na Europa. Ele conhece um menino nativo, Alarick e juntos vivenciam aventuras surpreendentes. Ao final de cada episódio, há uma explicação detalhada sobre um fenômeno natural.

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, e que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Mas sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores.

Informações para Imprensa:

Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto