CRIANÇA FORA DA ESCOLA? NÃO PODE!

Home Salto Para o FuturoCRIANÇA FORA DA ESCOLA? NÃO PODE!

CRIANÇA FORA DA ESCOLA? NÃO PODE!

Salto para o Futuro debate estratégias contra a evasão escolar

O Salto para o Futuro dessa semana, com exibição na quarta, 1/11, às 19h, na TV Escola, debate as estratégias para resolver o programa da evasão escolar entre as crianças e jovens brasileiros. De acordo com o Censo Escolar 2016, o Brasil tem dois milhões e oitocentas mil crianças e adolescentes entre quatro e dezessete anos que não estudam.

Na faixa entre os 15 e os 17 anos está o maior contingente de brasileiros e brasileiras em idade escolar que não frequentam a escola: quase um milhão e seiscentos mil. O segundo maior grupo que ainda não tem assegurado o acesso à educação está na faixa dos quatro e cinco anos. São oitocentas e vinte e uma mil crianças fora da pré-escola.

A universalização da educação básica continua sendo um desafio para o Brasil. Nesta edição do Salto para o Futuro, os convidados são Italo Dutra, chefe de Educação e Parcerias da UNICEF/Brasil, Ana Lúcia Barros, Assessora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Gisele Martins, gestora de campo do Projeto Aluno Presente. “A estrutura de rede de proteção às crianças precisa estar integrada às redes de saúde e educação – alerta Dutra. Só assim será possível realmente garantir direitos fundamentais aos jovens brasileiros”.

Comandado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, o programa discute estratégias como a Busca-Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância para conter a evasão escolar e apresenta os resultados da experiência realizada na rede municipal do Rio de Janeiro, por meio do projeto Aluno Presente.

Roquette Pinto