Com apoio da Roquette Pinto, Arte Sobre Rodas apresenta Lygia Clark e Hélio Oiticica

Home Roquette PintoCom apoio da Roquette Pinto, Arte Sobre Rodas apresenta Lygia Clark e Hélio Oiticica

Com apoio da Roquette Pinto, Arte Sobre Rodas apresenta Lygia Clark e Hélio Oiticica

Ícones da arte contemporânea brasileira, Lygia Clark e Helio Oiticica estão em uma exposição itinerante pelo Rio de Janeiro. O projeto Arte Sobre Rodas busca levar a arte a locais públicos, com visitação gratuita. Com apoio institucional da Roquette Pinto Comunicação Educativa, um caminhão abriga 14 trabalhos de Lygia e Helio e circula pela cidade. “Nosso intuito é colaborar para a democratização da arte, fazendo com que as pessoas experimentem, vivam e sejam coautoras das obras”, explica Renata Lima, produtora da mostra, ao lado de Robertha Blatt.

A exposição começou pela Marina da Glória, no Boulevard dos Restaurantes, durante a nona edição do ArtRio, evento que é referência do mercado de arte contemporânea da América Latina, no dia 18 e fica até 22 de setembro. Após essa curta temporada, o veículo estacionará em espaços públicos, como a Praça Nossa Senhora da Paz e a Quinta da Boa Vista.

Monitores especializados guiarão as visitas e será possível interagir com os Parangolés Capa 12, da Adversidade; Capa 13, Estou Possuído; Capa 16, Guevarcália, de Oiticica. Bolides e Metaesquema também fazem parte do roteiro. Com Lygia Clark, a experiência acontece com Diálogos: Óculos; Estruturas Vivas; Camisa-de-Força; Livro Sensorial; Superfície Modulada; Cabeça Coletiva; Caminhando e os Bichos.

As obras mudam de acordo com a experiência de cada um. O objetivo não é somente a contemplação, mas também o despertar de sentimentos escondidos pela correria do dia a dia, através de objetos que fazem parte do mesmo cotidiano e em espaços públicos. “Estamos fazendo um convite para as pessoas saírem do ‘sedentarismo social’”, propõe Robertha Blatt, criadora do éoé, plataforma de projetos que unem arte, psicologia e educação.

Ao se aproximar do caminhão, o visitante é recebido pelos monitores e convidado a experimentar as diferentes sensações propostas por cada obra.

Roteiro

19 a 22 de setembro: Marina da Glória, das 09h às 17h.

25 e 26 de setembro: Praça Santos Dumont, das 09h às 17h.

28 e 29 de setembro: Aterro do Flamengo, próximo ao MAM, das 09h às 17h.

01 de outubro: Praça Mauá, Centro, das 09h às 17h.

02 e 03 de outubro: Praça do Ó, Barra da Tijuca, das 09h às 17h.

05 e 06 de outubro: Quinta da Boa Vista, das 09h às 17h.

08 de outubro: Praça Mauá, das 09h às 17h.

10 de outubro: Praça General Osório, das 09h às 17h.

11 e 12 de outubro: Praça Nossa Senhora da Paz, das 09h às 17h.