4º aniversário da TV INES marca celebração em dose dupla

Home Roquette Pinto4º aniversário da TV INES marca celebração em dose dupla

4º aniversário da TV INES marca celebração em dose dupla

O dia 24 de abril é especial para a comunidade surda. Nesse dia é celebrada a criação da TV INES, a primeira TV brasileira em Libras e Língua Portuguesa. Concebida como webtv, agora já é transmitida via satélite e antena parabólica para todo o território nacional. Além de toda a sua programação estar acessível on demand e streaming, seu conteúdo é bilíngue, contando com apresentadores surdos, intérpretes de Libras, legenda e locução em português. Uma TV acessível a todos!

A criação do canal é uma parceria entre a Roquette Pinto Comunicação Educativa e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), uma iniciativa para integrar os públicos surdo e ouvinte e preencher a lacuna na produção audiovisual brasileira para os mais de 9,7 milhões de pessoas com dificuldade auditiva no Brasil, segundo dados do último Censo do IBGE.

Para celebrar este momento, a TV INES produziu dois vídeos comemorativos disponibilizados no facebook.

E ainda, uma campanha com a participação dos colaboradores da Roquette Pinto Comunicação Educativa, gestora do canal, resultou em vídeos para as redes sociais da organização. Para fazer parte da comemoração e aprender “feliz aniversário TV INES”, curta e visualize os vídeos dos colaboradores na sua página no facebook.

15 anos da Lei 10.436

É também hoje que celebramos a criação da Lei 10.436, reconhecendo oficialmente a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como forma de comunicação e expressão. São 15 anos desde a sua criação, mas a luta da comunidade surda tem muita história!

Foi decidido em 1880, durante o Congresso de Milão, que a educação para os surdos seguiria o método oral e não o método gestual. Foram várias décadas utilizando a oralidade para o ensino dos surdos e, somente por volta de 1960, estudiosos concluíram que o oralismo era um fracasso. A partir de então, foi criada e implementada a metodologia da comunicação total (sinais, fala e leitura labial). Um passo fundamental para que em 2002, com a criação da Lei 10.436, a Libras fosse oficializada como a língua oficial de sinais do Brasil.

ASCOM Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – Assessora de Comunicação e Imprensa
veronicacobas@roquettepinto.org.br
21 – 3282 6777

Rafael Villa – Analista de Comunicação
rafaelvilla@roquettepinto.org.br
21 – 3282 6802

Roquette Pinto