TV INES tem novo domínio na internet

Home Roquette PintoTV INES tem novo domínio na internet

TV INES tem novo domínio na internet

WebTV bilíngue está embarcada no portal do MEC e disponibiliza software para tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais.

Desde o início do mês de junho, o endereço da TV INES na internet tem novo domínio. É o www.tvines.ines.gov.br, que está, a partir de agora, embarcado no portal do Ministério da Educação. Única emissora brasileira com transmissão bilíngue durante as 24 horas de programação – em Libras e legenda em Português – a TV INES é resultado de uma parceria entre Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do MEC, e a Roquette Pinto Comunicação Educativa, organização que licencia e produz todo o conteúdo transmitido, entre seriados, boletins informativos, filmes de longa e curta metragem, programas infantis e educativos, dentre outros.

Com o novo domínio, os usuários e visitantes do portal ganharam uma nova ferramenta de acessibilidade oferecida pelo Governo Federal: é o software VLibras, que é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais e com utilização tanto em computadores quanto em smartphones e tablets.
Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e a Universidade Federal da Paraíba, o VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua de Sinais, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

Toda a programação disponibilizada pela TV INES, uma webTV, é acessível para surdos e ouvintes. O software VLibras, disponibilizado também pelo Portal da TV Escola – canal da educação do MEC e produzido pela Roquette Pinto Comunicação Educativa – amplia os recursos de acessibilidade para surdos em qualquer ambiente digital.

O software VLibras pode ser baixado através dos portais da TV INES e TV Escola e também pelo link www.vlibras.gov.br

Sobre a TV INES

No ar desde 2013, a TV INES é uma parceria da Roquette Pinto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), sendo o primeiro canal brasileiro para surdos e ouvintes. Sua programação é 100% bilíngue (Libras e Português) com legendas descritivas, disponível 24 horas na web, além de ser acessado através de satélite e parabólica em todo território nacional. O principal objetivo é levar educação, informação, cultura e entretenimento a uma grande parcela da população brasileira que se comunica em Libras.

Informações para Imprensa:
ASCOM – Roquette Pinto Comunicação Educativa
Verônica Cobas – veronicacobas@roquettepinto.org.br (21)3282-6777
Rafael Lima – rafaellima@roquettepinto.org.br (21)3282-6634

Roquette Pinto