TV INES. Acessibilidade, qualidade e inovação para o público surdo e ouvinte

Home Roquette PintoTV INES. Acessibilidade, qualidade e inovação para o público surdo e ouvinte

TV INES. Acessibilidade, qualidade e inovação para o público surdo e ouvinte

O desafio de produzir um canal de televisão bilíngue e construir narrativas audiovisuais que conjuguem Libras e Língua Portuguesa, integrando públicos, e com transmissões 24 horas por dia. Esse é o cotidiano da TV INES, uma emissora web – em streaming, vídeo on demand, aplicativos para smartphones/tablets e televisões conectadas à internet – cujos programas e projetos, originais ou licenciados, são desenvolvidos por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes, tradutores intérpretes e profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Com quatro anos completados em 24 de abril de 2017, a TV INES prioriza Libras e conta com legendas e locução em todos os produtos – o que a torna única na proposta de integrar os públicos surdo e ouvinte numa grade de programação bilíngue, já que Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa e tem gramática, sintaxe e léxico próprios.

A TV INES é a única TV brasileira a oferecer programação completa para surdos e ouvintes – só existem cinco emissoras no mundo com atividade semelhante – disponibiliza uma grade de programação eclética com foco na comunicação educativa: informação, cultura, entretenimento, esporte, documentários, desenhos animados, tecnologia, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em língua brasileira de sinais. Programas como A Vida em Libras, apresentado por Heveraldo Ferreira, e o Boletim Primeira Mão, com Áulio Nobrega e Clarissa Guerretta, todos surdos, têm grande audiência.

Desde a sua estreia, a TV INES conquista de maneira crescente e constante grande audiência nas diferentes plataformas. Já são mais de 3 milhões de pessoas acessando à programação nos múltiplos canais de transmissão. E conferindo as novidades nas redes sociais, canais que, além de acessíveis também preservam e valorizam a forma como o surdo compreende a escrita. E os desafios não param: o mais importante deles, chegar às redes de transmissão por canal a cabo.

Parceria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Roquette Pinto Comunicação Educativa, a TV INES é uma conquista de direitos para uma população estimada em mais de 9,7 milhões de pessoas (Censo IBGE) com dificuldade auditiva. Por isso, cresce entre surdos e ouvintes o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei 10.436, sancionada no dia 24 de abril de 2002.

TV INES. #AcessívelSempre

ASCOM Roquette Pinto Comunicação Educativa

Verônica Cobas – Assessora de Comunicação e Imprensa
veronicacobas@roquettepinto.org.br (21) – 3282 6777
Rafael Lima– Analista de Comunicação
rafaellima@roquettepinto.org.br (21) – 3282 6634

Roquette Pinto