Audiodescrição. 39 programas da TV Escola já disponibilizam o recurso para cegos e pessoas com baixa visão

Home Roquette PintoAudiodescrição. 39 programas da TV Escola já disponibilizam o recurso para cegos e pessoas com baixa visão

Audiodescrição. 39 programas da TV Escola já disponibilizam o recurso para cegos e pessoas com baixa visão

Mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil têm deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão. Para todos eles, a TV Escola oferece o recurso de audiodescrição. São 39 programas, incluindo séries, documentários e especiais, com esta acessibilidade, e que representam seis horas semanais de exibição, disponível para sinal digital de antenas parabólicas e transmissão por cabo (Sky). Em todos os produtos audiovisuais, uma cartela exibida com locução, ou sinal sonoro, antes dos programas, comunica do recurso de audiodescrição. A partir daí é só clicar no botão de áudio do receptor da TV ou controle remoto.

A Roquette Pinto Comunicação Educativa persegue o compromisso de tornar seus programas e produtos audiovisuais (gravados e ao vivo) totalmente acessíveis, seja por meio de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) e legenda aberta ( ou oculta) para surdos ou por meio de projetos com audiodescrição para cegos. Programação de qualidade. Educação ao alcance de todos. Tecnologia, acessibilidade, inclusão para valer! Ideias para acessar e compartilhar a qualquer momento e em qualquer lugar!

TV Escola e TV INES

A TV Escola é um dos canais de TV da Roquette Pinto Comunicação Educativa. Gerido pelo Ministério da Educação e distribuído em multiplataforma, tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.

No ar desde 2013, a TV INES é uma parceria da Roquette Pinto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), sendo o primeiro canal brasileiro para surdos e ouvintes. Sua programação é 100% bilíngue (Libras e Português) com legendas descritivas, disponível 24 horas na web, além de ser acessado através de satélite e parabólica em todo território nacional. O principal objetivo é levar educação, informação, cultura e entretenimento a uma grande parcela da população brasileira que se comunica em Libras. No Brasil, cerca de 9 milhões de pessoas apresentam algum grau de deficiência auditiva, sendo 2 milhões deles com surdez profunda, que não conseguem assimilar integralmente as informações disponíveis nos veículos de comunicação tradicionais. Por isso, grande parte de sua produção é pensada para o público surdo, desde a roteirização até a exibição, com destaque para os apresentadores surdos da TV INES.

Confira abaixo as séries e especiais disponíveis em AD.

Moko, o jovem explorador na Europa
História do Brasil por Boris Fausto
Breve história das capitais brasileiras

Especiais diversos

– Joaquim
– O poeta Dinamarquês
– Pedro e o Lobo
– Um apólogo
– Se eu fosse Deus
– Ciência do bem e do mal
– Aurora sem dia

Série “Educadores”:

– Alceu Amoroso Lima
– Anísio Teixeira
– Bertha Lutz
– Fernando Azevedo
– Gustavo Capanema
– Roquette Pinto

Série “Mestres da Literatura”:

– Graciliano Ramos: literatura sem bijouterias
– Guimarães Rosa: o mágico do reino das palavras
– João Cabral de Melo Neto: quatro vezes quatro
– Lygia Fagundes Telles: a inventora de memórias
– Rachel de Queiroz: não me deixes

Série “A revolta dos cabanos”:

– Os três governos cabanos
– Fogo em relva ressequida

Série “Vinícius”:

– Erudito e popular
– Poesia do alto e do chão
– Ofício das palavras
– O olhar do lirismo
– O poeta da canção

Série “Vidas brasileiras”:

– Vida caiçara

Série “Amado”:

– Bahia
– Mulher

Série “Guerra de Independência da Bahia”:

– O início da guerra
– As principais batalhas

Especiais diversos:

– Camará blues
– Foto sensível
– Ideias de canário

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Veronica Cobas (Coordenação de Comunicação) – veronicacobas@roquettepinto.org.br

Rafael Lima (Analista de Comunicação) – rafaellima@roquettepinto.org.br

Fones: 3282-6777 e 3292-6634

Roquette Pinto